O conceito de desinformação nos estudos de jornalismo brasileiros sobre a Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14899

Palavras-chave:

Coronavírus, Revisão bibliográfica, Infodemia, Fake news, Fact-checking

Resumo

O artigo propõe um recenseamento das fontes usadas por estudiosos brasileiros do jornalismo, para definir o conceito e termos afins no contexto da pandemia de Covid-19, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática. A análise do corpus revelou que um número reduzido de autores concentra a maioria das citações. Os temas abordados apontam para um aprofundamento dos debates sobre a relação entre a credibilidade do jornalismo e a realidade que ele pretende reportar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Träsel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista, mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutor em Comunicação Social (PUCRS). Docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital (JorDi/CNPq). Membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Giulia Reis Vinciprova, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital (JorDi/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Träsel, M., & Reis Vinciprova, G. (2024). O conceito de desinformação nos estudos de jornalismo brasileiros sobre a Covid-19. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14899

Edição

Seção

Desinformação & Fake News