Desinformação e ódio: contribuições de Peirce, Simion e Sodré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14916

Palavras-chave:

desinformação, ódio, Peirce, Simion, Sodré

Resumo

O artigo busca analisar as contribuições de Peirce, Simion e Sodré, compreender a noção de desinformação, e explorar sua agência na cultura do ódio. Primeiramente, o artigo resgata a semiótica peirceana, situando a noção de informação que emerge da relação triádica signo-objeto-interpretante. Depois, analisa a noção de desinformação de Simion, para quem desinformação não é um tipo de informação. Por fim, indaga como a desinformação e a cultura dos haters se articulam nas mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio de Sá Cardoso, UFBA

Professor adjunto da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação da Bahia (GPESC-BA), colaborador da Rede de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP) e colaborador do Grupo de estudos sobre as implicações das tecnociências emergentes na epistemologia, ética e política (TransObjeto). 

Downloads

Publicado

2024-04-21 — Atualizado em 2024-04-21

Versões

Como Citar

de Sá Cardoso, T. (2024). Desinformação e ódio: contribuições de Peirce, Simion e Sodré . Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14916

Edição

Seção

Desinformação & Fake News