A desinformação na construção de pseudomemórias LGBTQIAP+
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14921Palavras-chave:
Desinformação. Fake news. Pseudomemória. LGBTQIAP .Resumo
Este artigo examina como as fake news podem reforçar o contexto desinformacional e contribuem para a criação de pseudomemórias LGBTQIAP+. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, foram coletadas 29 fake news nas páginas de fact-checking Agência Lupa e Aos Fatos, que caracterizam os sujeitos LGBTQIAP+ pejorativamente. O método utilizado foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as informações falsas criam narrativas distorcidas que colaboram com a formação de pseudomemórias sobre esses sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Carlos da Silva, Karla Cristiane de Oliveira Marcone , Geysianne Felipe do Nascimento, Fellipe Sá Brasileiro, Edvaldo Carvalho Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na revista Esferas, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à revista Esferas o direito de primeira publicação, de se identificar como fonte publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY-NC 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.