A desinformação na construção de pseudomemórias LGBTQIAP+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14921

Palavras-chave:

Desinformação. Fake news. Pseudomemória. LGBTQIAP .

Resumo

Este artigo examina como as fake news podem reforçar o contexto desinformacional e contribuem para a criação de pseudomemórias LGBTQIAP+. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, foram coletadas 29 fake news nas páginas de fact-checking Agência Lupa e Aos Fatos, que caracterizam os sujeitos LGBTQIAP+ pejorativamente. O método utilizado foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as informações falsas criam narrativas distorcidas que colaboram com a formação de pseudomemórias sobre esses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Relações Públicas e Ciências Econômicas pela UFPB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB) e do Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação (GPRI/UFC). Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

Karla Cristiane de Oliveira Marcone , Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação, na Linha de pesquisa memória, mediação e apropriação da informação. Graduanda em Psicologia pela Uniesp Centro Universitário. Graduada em Relações Públicas pela UFPB. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB).

Geysianne Felipe do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na Linha de pesquisa memória, mediação e apropriação da informação. Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB (PPGC/UFPB) na linha mídia, cotidiano e imaginário. Bacharel em Comunicação Social (hab. Relações Públicas). É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB).

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programação de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

da Silva, L. C., de Oliveira Marcone , K. C., do Nascimento, G. F. ., Sá Brasileiro, F., & Carvalho Alves, E. (2024). A desinformação na construção de pseudomemórias LGBTQIAP+. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14921

Edição

Seção

Desinformação & Fake News