Eleições 2018: o JN e sua linha editorial nas sabatinas de Haddad e Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14928

Palavras-chave:

Palavras-chave: Jornal Nacional; linha editorial; eleições 2018; deformação da realidade; fake news

Resumo

O estudo analisa a percepção de que a Sabatina do JN durante as eleições presidenciais de 2018, focando nas entrevistas com Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Ele sugere que houve distorções da verdade e manipulação de informações para o público, caracterizando um tipo de Fake News de Efeito Longo, alinhado com a postura histórica da Rede Globo. Identifica falhas no processo das entrevistas, como direcionamento tendencioso de temas, hostilidade dos entrevistadores, interrupções injustificadas e exclusão de assuntos relevantes. Utilizando a Análise de Conteúdo contextual, os autores de referência se orientam pela teoria de que o Jornalismo constitui um serviço público essencial e forma singular de conhecimento do mundo. São relevantes no estudo os conceitos de fake news e de linha editorial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Arlan de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário do Araguaia

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Coordenador do Projeto de Pesquisa Jornalismo, Comunicação e Democracia (UFMT) e membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

de Oliveira Pereira, J. A. (2024). Eleições 2018: o JN e sua linha editorial nas sabatinas de Haddad e Bolsonaro. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14928

Edição

Seção

Desinformação & Fake News