Eleições 2018: o JN e sua linha editorial nas sabatinas de Haddad e Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14928Palavras-chave:
Palavras-chave: Jornal Nacional; linha editorial; eleições 2018; deformação da realidade; fake newsResumo
O estudo analisa a percepção de que a Sabatina do JN durante as eleições presidenciais de 2018, focando nas entrevistas com Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Ele sugere que houve distorções da verdade e manipulação de informações para o público, caracterizando um tipo de Fake News de Efeito Longo, alinhado com a postura histórica da Rede Globo. Identifica falhas no processo das entrevistas, como direcionamento tendencioso de temas, hostilidade dos entrevistadores, interrupções injustificadas e exclusão de assuntos relevantes. Utilizando a Análise de Conteúdo contextual, os autores de referência se orientam pela teoria de que o Jornalismo constitui um serviço público essencial e forma singular de conhecimento do mundo. São relevantes no estudo os conceitos de fake news e de linha editorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Arlan de Oliveira Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na revista Esferas, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à revista Esferas o direito de primeira publicação, de se identificar como fonte publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY-NC 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.