Escuta e cognição: Três proposições semióticas para estudos de comunicação sônico-musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i32.15573

Resumo

O artigo objetiva contribuir com a abordagem semiótica de fenômenos sônico-musicais através de uma interrogação sobre o estatuto teórico da escuta, em sua relação com a cognição, baseada nos textos peirceanos da “série da cognição”. A metodologia consistiu em (a) uma incursão bibliográfica nos textos nacionais e internacionais sobre comunicação, música e sonoridades, (b) uma retomada seletiva dos mencionados textos peirceanos e (c) a inferência de três proposições semióticas sobre a escuta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio de Borba Lucas, UFRJ / UERJ

É professor substituto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ). Pós-doutorando pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa CNPq/FAPERJ. Doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e graduado pela mesma instituição. Tem pesquisas publicadas sobre semiótica, música, som, cinema e teorias da comunicação. É membro do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), do Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (GEIST) e do Semiótica e Sonoridades (SemSono).

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

de Borba Lucas, C. (2025). Escuta e cognição: Três proposições semióticas para estudos de comunicação sônico-musical. Esferas, 1(32). https://doi.org/10.31501/esf.v1i32.15573

Edição

Seção

Dossiê Semiótica, Cognição e Comunicação