Acessibilidade comunicativa no jornalismo digital: Desafios à prática e à formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v2i36.16531

Resumo

O artigo analisa a ausência de acessibilidade comunicativa no jornalismo digital e suas implicações para o direito à comunicação de pessoas com deficiência. A partir de uma abordagem teórico-reflexiva, articula cidadania comunicativa e função social do jornalismo para problematizar barreiras informativas nas práticas contemporâneas. Defende a acessibilidade comunicativa como característica constitutiva do jornalismo digital e aponta a urgência de sua incorporação na formação em Jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Collar Berni, Universidade Federal de Roraima

Professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Lidera o "Nós, a gente": Grupo de Pesquisa e Experimentação em Cidadania Comunicativa (UFRR/CNPq), vinculado à Rede Amlat.

Downloads

Publicado

2026-08-28

Como Citar

Collar Berni, F. (2026). Acessibilidade comunicativa no jornalismo digital: Desafios à prática e à formação. Esferas, 2(36). https://doi.org/10.31501/esf.v2i36.16531