A sociedade enfrenta suas organizações? Interação entre organizações e sociedade nas mídias sociais articulada pelo discurso da sustentabilidade.

Autores

  • Ivone de Lourdes Oliveira Puc-Minas
  • Márcio Simeone Henriques UFMG
  • Maria Aparecida de Paula PUC - Minas

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i1.3065

Resumo

O artigo aborda  a construção do percurso metodológico de pesquisa que busca investigar o sistema de resposta social de atores nas redes sociais virtuais, a partir de ações e estratégias mediatizadas das organizações, relacionadas à temática da sustentabilidade. Discute a pertinência da noção de sistema de resposta social, tomado como marco teórico à comunicação em contextos organizacionais. No decorrer das reflexões sobre a fundamentação teórica, os temas  dinâmica das redes sociais digitais e os discursos organizacionais sobre a sustentabilidade se revelaram como essenciais para o entendimento do objeto empírico. O delineamento do corpus da investigação e os procedimentos metodológicos para a realização do estudo evidenciaram as respostas sociais dos atores frente ao discurso da sustentabilidade de três organizações privadas e globais, no âmbito de mídias sociais como blogs, Facebook, Orkut, Twitter e YouTube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone de Lourdes Oliveira, Puc-Minas

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora do programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Puc-Minas. Presidente da Abrapcorp. Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Márcio Simeone Henriques, UFMG

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Maria Aparecida de Paula, PUC - Minas

Especialista em Planejamento e em Pesquisa da Comunicação pelo CIESPAL. Professora da Faculdade de Comunicação e Artes e do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Oliveira, I. de L., Henriques, M. S., & de Paula, M. A. (2012). A sociedade enfrenta suas organizações? Interação entre organizações e sociedade nas mídias sociais articulada pelo discurso da sustentabilidade. Esferas, 1(1). https://doi.org/10.31501/esf.v1i1.3065

Edição

Seção

Dossiê Comunicação Organizacional