A sociedade enfrenta suas organizações? Interação entre organizações e sociedade nas mídias sociais articulada pelo discurso da sustentabilidade.

Ivone de Lourdes Oliveira, Márcio Simeone Henriques, Maria Aparecida de Paula

Resumo


O artigo aborda  a construção do percurso metodológico de pesquisa que busca investigar o sistema de resposta social de atores nas redes sociais virtuais, a partir de ações e estratégias mediatizadas das organizações, relacionadas à temática da sustentabilidade. Discute a pertinência da noção de sistema de resposta social, tomado como marco teórico à comunicação em contextos organizacionais. No decorrer das reflexões sobre a fundamentação teórica, os temas  dinâmica das redes sociais digitais e os discursos organizacionais sobre a sustentabilidade se revelaram como essenciais para o entendimento do objeto empírico. O delineamento do corpus da investigação e os procedimentos metodológicos para a realização do estudo evidenciaram as respostas sociais dos atores frente ao discurso da sustentabilidade de três organizações privadas e globais, no âmbito de mídias sociais como blogs, Facebook, Orkut, Twitter e YouTube.


Palavras-chave


Resposta social; discurso; sustentabilidade; organizações; mídias sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19174/esf.v0i1.3065

DIADORIM  DOAJ  Latindex  LIVRE  Portal Capes

E-ISSN 2446-6190

REVISTA B2 (Qualis CAPES 2015)