As mídias sociais como tecnologias de si

Autores

  • Alysson Bruno M. Assunção Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thaïs Mendonça Jorge

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i5.5331

Resumo

A partir do conceito foucaultiano de “tecnologias de si”, esse trabalho busca abordar as das mídias sociais e suas possíveis influências nos modelos de expressão das individualidades que delas decorrem. Dado o cenário de intensificação do uso de aparatos relacionais móveis, como smartphones e tablets, procurou-se compreender as implicações na constituição de subjetividades e apresentação de comportamentos favorecidos por determinados tipos de interação virtual na vida cotidiana. São observados o contexto atual de acesso, interfaces e compartilhamento de informações, o status de realidade presente nas interações e eventuais consequências da utilização dessas ferramentas no agenciamento das subjetividades no âmbito da cultura contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Bruno M. Assunção, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor associado ao Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR e pesquisador associado ao PPGCom da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Tecnologias da Comunicação e Cultura pelo PPGCom-UERJ, Especialista em Jornalismo - ABJL-SP e Psicologia Clínica IBAC-DF.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Assunção, A. B. M., & Jorge, T. M. (2015). As mídias sociais como tecnologias de si. Esferas, (5). https://doi.org/10.31501/esf.v0i5.5331

Edição

Seção

Dossiê Comunicação Digital