O caso Ocupe Estelita e a emergência de novas vozes no debate político

Autores

  • Ricardo José Torres Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rogério Christofoletti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v2i7.6330

Resumo

O estudo verifica de que forma grupos com interesses em comum estão utilizando as mídias sociais como uma alternativa para a disseminação de informação política. A partir do caso Ocupe Estelita (grupo que pretende discutir o planejamento urbano da cidade do Recife, especialmente o aproveitamento da área de 10 hectares do Cais José Estelita) são discutidos o deslocamento e a reconfiguração dos conteúdos e as possíveis consequências desses aspectos para o jornalismo sobre política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo José Torres, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2010); Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013) e Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2013). Possui experiência em jornalismo impresso, rádio e assessoria de comunicação (com ênfase em jornalismo político).

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, é jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Autor de três livros e organizador de outros sete, tem dezenas de artigos publicados em periódicos científicos, tratando de temáticas como Ética Jornalística, Crítica de Mídia, Novas Tecnologias e Educação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). De 2012 a 2014, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. É consultor ad-hoc de CNPq, Capes e Fapesc.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Como Citar

Torres, R. J., & Christofoletti, R. (2016). O caso Ocupe Estelita e a emergência de novas vozes no debate político. Esferas, 2(7). https://doi.org/10.31501/esf.v2i7.6330

Edição

Seção

Dossiê Movimentos Insurgentes