Estado, mobilização social e interesse público: desenvolvimento e saúde pública em debate
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v1i10.8281Palavras-chave:
NASF, profissional de educação física, atendimento integralResumo
O artigo debate sobre as percepções da população da região de Santa Cruz do Sul sobre a relação entre Estado, política e empresas privadas de tabaco, tendo em vista a importância de pensar sobre os processos de organização social de famílias que cultivam, ou já cultivaram, tabaco no Vale do Rio Pardo/Rio Grande do Sul. É pertinente apontar a “confiança” como um tema a ser contemplado em estudos posteriores, pois a confiança, seja entre os pares (comunidade), seja nas instituições que permeiam o cotidiano dos sujeitos (famílias, empresas, igrejas, associações, governos), permeia as relações e permite solidariedade. Entende-se a mobilização social como um processo comunicativo, aproximando a área de Relações Públicas e os processos mobilizadores. Assim, mobilizar-se é um processo complexo e que envolve variáveis distintas e em âmbitos diversos. Para isso, foram aplicados questionários com escalas de likert para entender a percepção dos sujeitos, a partir da mídia local, bem como organizadas entrevistas em profundidade com agricultores e jornalistas da região. Como resultados da pesquisa, dentre outros, para os respondentes o Estado tem obrigação de apoiar as empresas privadas de tabaco em prol do desenvolvimento econômico da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na revista Esferas, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à revista Esferas o direito de primeira publicação, de se identificar como fonte publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY-NC 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.

Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.











