A Educação Crítica para as Mídias: uma proposta síntese para a área de interface

Autores

  • Leandro Marlon Barbosa Assis Universidade Federal Fluminense
  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i13.9989

Resumo

O artigo busca sistematizar os estudos sobre a educação midiática no Brasil. O fio condutor é a proposta da Educação Crítica para as Mídias como forma de reflexão sobre a naturalização do uso das mídias digitais no cotidiano escolar e sobre as disputas hegemônicas decorrentes da midiatização.

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Biografia do Autor

Leandro Marlon Barbosa Assis, Universidade Federal Fluminense

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF).

Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, Mestre em Educação e Linguagem pela USP. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense e dos cursos de Graduação em Comunicação Social e de Jornalismo da mesma instituição. Coordenador do grupo de pesquisa educ@midias.com – Educação para as Mídias em Comunicação (PPGMC/UFF), e do grupo de pesquisa DeSSIn - Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (PPGDesign/PUC-Rio). Pesquisador das áreas de: Educomunicação, educação para as mídias, discursos e linguagens, comunicação visual.

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Publicado

2019-03-14

Como Citar

Barbosa Assis, L. M., & Farbiarz, A. (2019). A Educação Crítica para as Mídias: uma proposta síntese para a área de interface. Esferas, (13), 60-71. https://doi.org/10.31501/esf.v0i13.9989

Edição

Seção

Dossiê Educação e Comunicação