Carne assada com repolho e batatas: a carga dramática dos alimentos no filme “Sabotage” de Alfred Hitchcock

Authors

  • Cristine Maccarone Senac São Paulo
  • Luiz Antônio Vadico Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Anhembi Morumbi.

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10519

Keywords:

Presença digital. Blogs. Instagram.

Abstract

A obra de Alfred Hitchcock já foi analisada pelos mais diversos vieses, mas um dos que chamam atenção, e ainda relegado a relativo abandono, é o da presença constante e reiterada dos alimentos em seus filmes. Esse diretor inglês foi responsável por 53 produções. Uma delas, “Sabotagem, de 1936,  analisada aqui. Para mapear nesse universo as diversas características dos alimentos, suas utilizações, forma de manipulação e ritos sociais que os envolvem, foi desenvolvido um formulário de pesquisa, no qual se buscou verificar se o alimento desempenhou alguma função dramática nessa obra hitchcockiana. Nesse processo de análise fílmica, foi estabelecido um diálogo com teóricos da área de Cinema, como François Truffaut e Jacques Aumont, e, no que tange aos alimentos e ao seu papel social, com Massimo Montanari e Jean-Louis Flandrin.

Author Biographies

  • Cristine Maccarone, Senac São Paulo

    Bacharelado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1986), tecnólogo em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2006) e mestrado  em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (2012). Atualmente é professora titular do Senac São Paulo. Orientadora do Projeto Integrador sobre Gastronomia e Saudabilidade, e professora  das disciplinas de Cozinha Italiana, Cozinha Mediterrânea e Práticas de Serviços Gastronômicos. Tem experiência na área de comunicação, atuando no tema de cinema, fotografia e food styling.

     

     

  • Luiz Antônio Vadico, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Anhembi Morumbi.
    Doutor em Multimeios. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Anhembi Morumbi.

Published

2019-11-21

Issue

Section

Dossiê Comunicação e Alimentação

How to Cite

Carne assada com repolho e batatas: a carga dramática dos alimentos no filme “Sabotage” de Alfred Hitchcock. (2019). Esferas, 15, 90-97. https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10519