Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-01. Leia a versão mais recente.

Trilha sonora para enfrentar a Covid-19: Mudanças no rádio musical do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i23.13581

Resumo

No contexto da pandemia de Covid-19 e de medidas de isolamento social, emissoras musicais implementaram novas práticas e ressignificaram o fazer jornalístico, ampliando a oferta de conteúdo de serviço e de utilidade pública. Neste artigo, apresentam-se as principais alterações nas rotinas produtivas de três emissoras do Rio de Janeiro. Advoga-se que há um reenquadramento do jornalismo cultural em rádio, comumente associado ao infotenimento, mas que vem mudando para incorporar conteúdos noticiosos.

Biografia do Autor

  • Helen Britto Fontes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGCOM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação daUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Mídias, Redes e Jovens: Usos e Apropriações em Contextos Digitais.

  • Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor adjunto, leciona nos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. É autor de diversos livros, entre eles "Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação" (2016) e "O rádio sem onda - Convergência digital e novos desafios na radiodifusão" (2007).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Versões

Edição

Seção

Democracia e cidadania nas ondas sonoras

Como Citar

Trilha sonora para enfrentar a Covid-19: Mudanças no rádio musical do Rio de Janeiro. (2022). Esferas, 1(23), 132-150. https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13581