Diálogos e perspectivas da necropolítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14520

Abstract

Este ensaio visual resulta de um conjunto de experimentações cujo principal objetivo consiste em refletir, por meio de imagens, as questões de desigualdade social em contexto da pandemia da Covid – 19 (2019 - 2022). Através das concepções da necropolítica de Achille Mbembe, aliada às teorias de biopoder de Michel Foucault, as reflexões em torno deste ensaio experimental corroboram os efeitos da necropolítica em pessoas que vivem em ocupações. Esta série documental propõe uma reflexão a partir de elementos visuais como cerne do trabalho, por meio de fotografias da ocupação do conjunto habitacional “Cuca Legal”, na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco.

Author Biographies

  • Rayanne Soares, UFPE

    Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco, integrante da linha de pesquisa Necropoder, literatura e outras artes. rayannesoarespz@gmail.com

  • Juan Pablo Martín Rodrigues, Federal University of Pernambuco

    Doutor em Teoria da Literatura pela Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL -UPFE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor Associado II (DE) no Departamento de Letras da UFPE Recife, Pernambuco.

Published

2024-04-21

How to Cite