Bactérias Periodontais e Produção de Proteases
Resumo
FELIX, Viviane Gomes, FELIX, Carlos Roberto, FRANCO, Eric Jacomino. Bactérias Periodontais e Produção de Proteases. Oral Sci., Jan/Apr. 2010, vol.2, no.1, p. 23-31.
A doença periodontal caracteriza- se pela destruição tecidual, decorrente de processo inflamatório, iniciada e mantida por fatores oriundos de microorganismos. A presente pesquisa propõe verificar, por meio de técnicas microbiológicas e bioquímicas, a capacidade de produção de proteases por bactérias isoladas de sítios de pacientes com doença periodontal. Amostras de fluido crevicular gengival foram coletadas de sítios periodontais com auxílio de cones de papel absorvente, e plaqueadas em meio sólido BDA contendo gelatina (0,5%) ou albumina (0,5%) ou em meio líquido contendo os mesmos substratos e baixa concentração de extrato de levedura. Varias colônias foram capazes de crescer no meio sólido, tanto em condições aeróbicas quanto anaeróbicas. Dentre essas algumas foram testadas quanto a capacidade de produção de proteases em meio sólido, indicada pela formação de halos claros de hidrólise de substrato. Dentre as que formaram halo de hidrólise, aquela que produziu o maior halo foi testada quanto a capacidade de produção de proteases em meio líquido, conforme indicado pela multiplicação celular (aumento da DO660nm) e pela hidrólise de caseína (aumento da absorbância a 280nm). Verificou-se que as bactérias de uma das colônias (2.1 O+) foi capaz de se multiplicar e produzir proteases no meio líquido contendo tanto gelatina quanto albumina. Os resultados obtidos permitem concluir que a metodologia apresentada poderá ser usada para a elaboração de um protocolo de diagnóstico de infecção de sítios periodontais, verificação da produção de proteases pelas bactérias presentes nos processos inerentes a doenças periodontais, e ainda para a idealização de um protocol mais eficaz para seu controle.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Na documentação para submissão do artigo, o(s) autor(s) deve(m) indicar, na carta de submissão, que o material não foi publicado previamente e também não está sob avaliação por outra revista. A seguinte declaração deve acompanhar todos os artigos: "Os direitos autorais de apropriação de todo artigo é transferido do autor(es) do artigo (título do artigo), à Oral Sciences, no caso do trabalho ser publicado em texto (impresso e online)." Todos os autores devem assinar esta declaração.