Hannah Arendt: possibilidade da verdade na política na relação entre política e linguagem
Resumo
O objetivo desse artigo é questionar a relação entre verdade e política, com base na teoria política de Hannah Arendt. Essa proposta tem por base os estudos desenvolvidos no capítulo intitulado “Verdade e política” em sua obra Entre o Passado e o Futuro (2016), com apoio de fundamentos fornecidos por A Condição Humana (2016).Atender esse objetivo depende da abordagem de características específicas a reflexão de Arendt para encontrar um vínculo com o pensamento de Wittgenstein na fase das Investigações Filosóficas. Com esses pressupostos será abordada á correspondência entre o senso comum de Arendt e a importância da comunidade para os jogos de linguagem de Wittgenstein. Essa relação entre Arendt e Wittgenstein dependerá da abordagem de Kant realizada por Arendt, como condição para determinar o juízo político, conceito de fundamental para esse trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).