O CONHECIMENTO COMO BEM ASSOCIADO À VIRTUDE NA
Palavras-chave:
Conhecimento, Bem, Ignorância, VirtudeResumo
O presente trabalho é uma análise bibliográfica a partir das obras de Platão sobre a temática encontrada em Sócrates do conhecimento como bem para o homem. Esse que faz do homem sujeito de sua consciência, torna-o capaz de encontrar o Bem verdadeiro, desprende-o da ignorância, permite-lhe alcançar a virtude através da razão esta que é o instrumento o homem age se relaciona com seu próprio ser e as coisas que são externas a ele como as ideias. Apresenta-se por objetivo abordar o conhecimento associado à virtude e ao bem presentes nos diálogos e ideias de Sócrates. Por fundamentação teórica as obras dos diálogos de Sócrates o Teeteto (2001) e Mênon (2001) em que o primeiro trata da procura pela definição do conhecimento e o segundo da virtude; além de artigos e comentadores da historiografia filosófica e idealista como Rocha (2018) que trata em seu artigo da ironia como conceito socrático e Antiseri (2007). Por metodologia adotou-se a análise bibliográfica de livros e artigos de autores e pensadores que apresentam a temática do conhecimento, da razão, da virtude e temas que estão relacionados aos termos. Pode-se inferir que o questionar socrático, a ironia, surge como uma tendência a refletir o conhecimento como bem não só pelo critério de conhecer, mas de possibilitar o ser e fazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).