A ‘CRISE SILENCIOSA’ NA EDUCAÇÃO: REFORMAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS IMPULSIONADAS PELO NEOLIBERALISMO
Palavras-chave:
Crise Silenciosa, Educação, Martha Nussbaum, NeoliberalismoResumo
Este artigo científico tem por objetivo investigar o termo ‘crise silenciosa’ cunhado por Martha Nussbaum (2019), interrelacionando com os autores Pierre Dardot e Christian Laval (2017), que nominam diretamente o contexto da educação e das reformas políticas, como propostas neoliberais. A expressão desenvolvida por Nussbaum, serve como ponto de partida para uma análise profunda das implicações das políticas educacionais contemporâneas. Dardot e Laval, por outro lado, examinam criticamente as políticas neoliberais e sua influência sobre a educação, destacando como tais políticas podem minar os princípios democráticos. O estudo, outrora, explora como a ‘crise silenciosa’ na educação, concebida por Nussbaum, pode ser vista como uma resposta à erosão da formação humanística devido às políticas neoliberais analisadas por Dardot e Laval. Assim, o texto examina como os ideais de Nussbaum sobre a educação como um veículo para o desenvolvimento das capacidades humanas se alinham com as críticas de Dardot e Laval às reformas educacionais orientadas pelo mercado. A metodologia será de análise bibliográfica e abordará as intersecções entre esses pensadores, bem como as implicações para o campo da educação e a promoção de valores humanos em um contexto marcado pela influência neoliberal. Por fim, desejamos contribuir para uma compreensão mais ampla das complexas interações entre a filosofia de Nussbaum e as análises críticas de Dardot e Laval, à luz das políticas educacionais contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).