DA FILOSOFIA DO MARTELO À INVERSÃO DE VALORES EM NIETZSCHE
Palavras-chave:
Moral de Rebanho, Martelo, Inversão de Valores.Resumo
A partir da necessidade de trazer para um debate acerca da Filosofia do Martelo à Inversão de Valores em Nietzsche, tema este que necessitou de uma análise minuciosa sobre a ideia de desconstrução proposta pelo filósofo, toda via pautando no conceito de inversão de valores, imposta justamente pelo cristianismo, religião predominante no período. A partir da dominação imposta pela religião cristã, a moralidade entrou em declínio, tornando o homem dominado e preso as amarras do cristianismo; a essa moral Nietzsche chamará de moral de rebanho. A referida pesquisa teve como objetivo geral uma compreensão acerca da crítica que o filósofo Nietzsche faz à moral e à inversão de valores; Já nos específicos analisou o contexto que envolve a origem da moral e dos valores e Proporcionou um maior contato com as obras do filósofo pesquisado; como problema o trabalho trouxe as seguintes perguntas: Qual o tipo de homem é concebido a partir da concepção Nietzschiana? Por que Nietzsche considera que existe uma moral de escravos e por que ele a concebe como uma ameaça? Para a metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pois, a mesma, envolveu a análise de diversos autores e estudiosos do tema em questão. Na pesquisa bibliográfica, é necessário seguir as etapas de observação, registro, análise, classificação, interpretação e correlacionamento dos fatos ou fenômenos investigados, de forma fiel e imparcial, sem interferência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).