Uma sociedade de Emílios: a formação moral na proposta de educação de Jean-Jacques Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.31501/periagoge.v5i1.14847Resumo
O tema desta pesquisa é o sistema de educação elaborada pelo filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O problema a ser investigado é o seguinte: como a educação no contexto individual do sujeito resolve as contradições e os desafios morais para a concretização de uma sociedade cuja composição do corpo político não venha a se corromper. O objetivo geral é investigar de que maneira Rousseau busca assegurar a possibilidade real de efetivar toda a estrutura de educação doméstica aplicada no âmbito pessoal – ao jovem Emílio – e garantir seu êxito no contexto social. O resultado desta pesquisa é a demonstração de que o sistema de educação ética proposta por Rousseau estabelece uma via real para solucionar a corrupção moral tão enraizada na sociedade civil. As obras que alicerçam a presente pesquisa são: Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens (1755), Emílio ou da educação (1757) e Do contrato social (1757), de autoria do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

