O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES DA PLATAFORMA PERIÓDICOS CAPES (2020 A 2023)
Palavras-chave:
tecnologias, ferramentas tecnológicas, ensino fundamental, educação, TDICResumo
As tecnologias da informação e comunicação transformaram o modo de ensinar, aprender, o acesso ao conhecimento e a própria escola. Essa mudança requer que a escola e professores se apropriem dessas ferramentas e desenvolvam competências, tecnológicas e pedagógicas, para implementá-las no processo de ensino aprendizagem. Tal processo nem sempre é fácil, levando em consideração a falta de infraestrutura, recursos materiais e a capacitação e formação dos professores. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica, das principias ferramentas tecnológicas usadas por professores no ensino fundamental e, para tanto, foram selecionados artigos científicos publicados na plataforma Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos 2020 e 2023. Nos artigos 31 artigos selecionados foram encontradas 49 ferramentas tecnológicas usadas pelos professores no ensino fundamental, entre elas Youtube, celular, WhatsApp, Google Meet e Google Classroom, como as mais mencionadas pelos autores. O uso de ferramentas tecnológicas na educação vai muito além do que se pode compreender e apenas conhecer seu funcionamento não garante um ensino aprendizado melhor ou transformador. É necessário, portanto, refletir como o seu uso pode contribuir para um papel mais ativo dos discentes e como pode agregar ao trabalho dos docentes na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).