O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES DA PLATAFORMA PERIÓDICOS CAPES (2020 A 2023)

Autores

  • Michelle Espíndola Batista Ministério da Educação
  • Weliton Silva Santos

Palavras-chave:

tecnologias, ferramentas tecnológicas, ensino fundamental, educação, TDIC

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação transformaram o modo de ensinar, aprender, o acesso ao conhecimento e a própria escola. Essa mudança requer que a escola e professores se apropriem dessas ferramentas e desenvolvam competências, tecnológicas e pedagógicas, para implementá-las no processo de ensino aprendizagem. Tal processo nem sempre é fácil, levando em consideração a falta de infraestrutura, recursos materiais e a capacitação e formação dos professores. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica, das principias ferramentas tecnológicas usadas por professores no ensino fundamental e, para tanto, foram selecionados artigos científicos publicados na plataforma Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos 2020 e 2023. Nos artigos 31 artigos selecionados foram encontradas 49 ferramentas tecnológicas usadas pelos professores no ensino fundamental, entre elas Youtube, celular, WhatsApp, Google Meet e Google Classroom, como as mais mencionadas pelos autores. O uso de ferramentas tecnológicas na educação vai muito além do que se pode compreender e apenas conhecer seu funcionamento não garante um ensino aprendizado melhor ou transformador. É necessário, portanto, refletir como o seu uso pode contribuir para um papel mais ativo dos discentes e como pode agregar ao trabalho dos docentes na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

Artigos