EDUCAÇÃO PARA HÁBITOS E ATITUDES DE COMUNICAÇÃO PACÍFICA E NÃO VIOLENTA

Autores

  • Paulo César Nodari UCB

Palavras-chave:

Comunicação Não Violenta; Educação; Conflito; Diálogo; Cultura de Paz.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de acentuar a relevância das contribuições da Comunicação Não Violenta para uma cultura de paz e de não violência. Para a articulação desta reflexão, em um primeiro momento, a partir do conflito de trabalho entre dois funcionários de uma mesma empresa, busca-se apresentar a concepção de educação, articulando algumas ideias para a reflexão a respeito da missão da educação para a construção de uma nova cultura de cuidado, de paz e de não violência. E, em um segundo momento, traz-se à baila algumas ideias de como se pode pensar a concepção de cultura de paz e de não violência. E, por fim, em um terceiro momento, apresentam-se algumas ideias sobre a importância da mediação da comunicação não violenta na resolução de conflitos em casos da “vida como ela é”, isto é, da vida real, salientando, porém, que o mais importante e emergente, no fim de contas, é a tarefa de educar as pessoas hábitos e atitudes de comunicação pacífica e não violenta.

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

Artigos