O contexto da educação para o século XXI: alguns aportes filosófico-pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.31501/periagoge.v7i1.15256Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Tecnologia, CidadaniaResumo
Para examinar horizonte de uma educação no contexto da sociedade tecnológica do século XXI com base nas contribuições que a filosofia pode oferecer para essa ação educativa, propomos no presente artigo uma discussão dividida em três seções. Na primeira, iniciamos com a apresentação da relação entre filosofia e ensino. Em seguida, traçamos um breve panorama da relação entre ensino da filosofia e cidadania. Na segunda seção apresentamos uma compreensão filosófica da relação entre educação e tecnologia. Feito esse panorama, na terceira seção encerramos com os aportes filosóficos para uma educação cidadã no contexto da sociedade tecnológica do século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

