O contexto da educação para o século XXI: alguns aportes filosófico-pedagógicos
Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Tecnologia, CidadaniaResumo
Para examinar horizonte de uma educação no contexto da sociedade tecnológica do século XXI com base nas contribuições que a filosofia pode oferecer para essa ação educativa, propomos no presente artigo uma discussão dividida em três seções. Na primeira, iniciamos com a apresentação da relação entre filosofia e ensino. Em seguida, traçamos um breve panorama da relação entre ensino da filosofia e cidadania. Na segunda seção apresentamos uma compreensão filosófica da relação entre educação e tecnologia. Feito esse panorama, na terceira seção encerramos com os aportes filosóficos para uma educação cidadã no contexto da sociedade tecnológica do século XXI.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-12-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).