A pedagogia como ciência: seus fundamentos e essência
Palavras-chave:
Pedagogia, Processo educacional, Educação, Fato educacionalResumo
O reconhecimento da Pedagogia como ciência autônoma no estudo da Educação, faz-se necessário para fundamentar teoricamente a existência de um determinado objeto de estudo, a construção de categorias teóricas explicativas do fenômeno em estudo, a existência de leis e princípios que orientam a ciência, bem como um sistema de métodos para seu estudo. O artigo sintetiza, a partir da sistematização teórica de diferentes estudiosos de Ciências Pedagógicas, algumas concepções a esse respeito, propondo um olhar teórico sobre o assunto. Logo, concebe-se como tema a Pedagogia como ciência autônoma da educação, e como objetivo geral demonstrar que a Pedagogia constitui a base científica da prática educacional. Quanto à metodologia, tem-se como natureza a pesquisa básica, porque a finalidade é buscar conhecimentos novos e úteis quanto ao tema em estudo. Dialogam-se, entre outros autores, Abreu (2021), Anísio (1934), Brito e Jaques (2000), Calzadilla (2004), Franco (2008), Helfas (2019), Libâneo (1998), López (1996), Mendoza (2004), Paiva (2015), Pereira (2012). Tudo isso, a partir da utilização do método dialético que assegura a existência da Pedagogia como ciência autônoma da educação e que possibilita uma melhor compreensão científica do que ocorre na realidade educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).