A pedagogia como ciência: seus fundamentos e essência

Autores

  • Rândala Maria Morais Nogueira y Rocha Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Vanildes Gonçalves dos Santos Universidade Católica de Brasília - UCB

Palavras-chave:

Pedagogia, Processo educacional, Educação, Fato educacional

Resumo

O reconhecimento da Pedagogia como ciência autônoma no estudo da Educação, faz-se necessário para fundamentar teoricamente a existência de um determinado objeto de estudo, a construção de categorias teóricas explicativas do fenômeno em estudo, a existência de leis e princípios que orientam a ciência, bem como um sistema de métodos para seu estudo. O artigo sintetiza, a partir da sistematização teórica de diferentes estudiosos de Ciências Pedagógicas, algumas concepções a esse respeito, propondo um olhar teórico sobre o assunto. Logo, concebe-se como tema a Pedagogia como ciência autônoma da educação, e como objetivo geral demonstrar que a Pedagogia constitui a base científica da prática educacional. Quanto à metodologia, tem-se como natureza a pesquisa básica, porque a finalidade é buscar conhecimentos novos e úteis quanto ao tema em estudo. Dialogam-se, entre outros autores, Abreu (2021), Anísio (1934), Brito e Jaques (2000), Calzadilla (2004), Franco (2008), Helfas (2019), Libâneo (1998), López (1996), Mendoza (2004), Paiva (2015), Pereira (2012). Tudo isso, a partir da utilização do método dialético que assegura a existência da Pedagogia como ciência autônoma da educação e que possibilita uma melhor compreensão científica do que ocorre na realidade educacional.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos