Educação moral e humanidade na pedagogia de Immanuel Kant

Autores

  • Aparecido de Assis Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palavras-chave:

Disciplina, Educação moral, Humanidade, Pedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação moral e de humanidade refletida por Immanuel Kant em sua principal obra pedagógica Über Pädagogik, que foi traduzida para o francês por Aléxis Philonenko com o título Réflexions sur l´Éducation. O artigo vem composto de duas partes, das quais a primeira procura analisar a visão kantiana sobre a necessidade do homem de ser educado, já que o homem é a única criatura que tem necessidade de educação. A segunda procura refletir como Kant concebe a educação numa perspectiva moral e humana como um meio do homem superar a animalidade que o impede de uma melhor convivência com os outros no contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos