Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A CAPES, por meio da Diretoria de Formação de Professores da Educação, gerencia o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos visam promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Na Universidade Católica de Brasília (UCB), o programa está presente nos cursos de licenciaturas desde 2012 e por ele já passaram mais de trezentos bolsistas. Mais de seis mil estudantes de escolas públicas do Distrito Federal puderam vivenciar atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo de estudantes e professores da UCB.

A proposta desta revista é compartilhar um pouco desta história construída na estreita parceria entre a UCB e as escolas públicas do DF, onde a tônica de cada atividade desenvolvida é projetar e experimentar metodologias inovadoras para que o estudante realmente esteja no centro do processo de aprender. A valorização da criatividade de todos e o aproveitamento dos vários espaços que a UCB e as escolas possuem fazem parte de forma muito significativa em cada subprojeto do PIBID/UCB. O cuidado com o grupo e com cada um dos participantes do projeto consolidou práticas importantes na formação tanto dos estudantes como dos professores.