Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) é um periódico científico na área de gestão da aprendizagem. Abrange processos pedagógicos, gerenciais e de inovação em Educação a Distância (EAD). Busca a apresentação de trabalhos teóricos ou empíricos e reflexões críticas sobre "o pensar", "o fazer", "o gerenciar” educação a distância. Trata-se de uma publicação direcionada ao avanço de proposições e de revisão conceitual e metodológica em temas  relevantes quanto à gestão dos processos de ensino-aprendizagem em EAD. 

Tem como público-alvo comunidades científicas nacionais e internacionais de universidades, instituições de ensino superior, médio e fundamental, universidades corporativas e demais organizações públicas e/ou privadas que desenvolvam atividades educacionais por meio da EAD. Como público-alvo diretamente envolvido, destaca-se a participação de pesquisadores em educação, cientistas sociais, especialistas em tecnologias da informação e em gestão do conhecimento, pedagogos, coordenadores de cursos em EAD, gestores de recursos humanos de divisões de treinamento e desenvolvimento de pessoas dos setores público e/ou privado, estudantes, sobretudo os de cursos de graduação, extensão e pós-graduação virtuais, bem como grupos de pesquisa envolvidos em procedimentos de inovação científica de processos pedagógicos, gerenciais e tecnológicos voltados para avanços da educação a distância (EAD). 

Os principais objetivos da Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD), periódico da Católica EAD, são: tornar-se referência de conhecimento especializado em EAD no Brasil e transitar em diversos países por meio da rede mundial de computadores; democratizar o acesso à informação sobre EAD como área de reflexão da educação; expandir a leitura e a análise de resultados da investigação científica, sobretudo nos países em que a Católica EAD atua por meio de polos educacionais consolidados – Brasil, Japão, Angola e Estados Unidos; institucionalizar, por meio da Católica EAD, um canal de divulgação de investigações e pesquisas em educação a distância realizadas por núcleos locais e/ou externos associados ao tema; dispor de mecanismo de divulgação, em padrão aceito internacionalmente, para os programas de graduação, pós-graduação e extensão da Católica EAD e de instituições associadas ao processo de ensino-aprendizagem virtual; dinamizar linhas de pesquisa existentes e estimular a criação de novos grupos, valorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em EAD; buscar formas de intercâmbio científico com instituições públicas e privadas listadas no público-alvo dessa proposta.

Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) tem uma sessão principal de artigos inéditos sobre processos pedagógicos, gerenciais e tecnológicos em educação a distância. Em cada volume, pretende-se a publicação de no mínimo seis artigos com aproximadamente 15 páginas cada, num total de 90 páginas. Há previsão de duas outras sessões: resenhas e resumos. Em cada volume, haverá a apresentação de, no mínimo, duas resenhas inéditas, com cerca de três páginas cada, num total de seis páginas. Na sessão referente à apresentação de resumos de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) sobre a temática de EAD, haverá a publicação de no mínimo três resumos, em um total de quatro páginas. A parte pré-textual da revista deve ter sua elaboração em aproximadamente dez páginas. Assim, a Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) é composta por três sessões (artigos, resenhas, resumos) e  cada volume terá um total aproximado de 110 páginas.