Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) é um periódico científico na área de gestão da aprendizagem. Abrange processos pedagógicos, gerenciais e de inovação em Educação a Distância (EAD). Busca a apresentação de trabalhos teóricos ou empíricos e reflexões críticas sobre "o pensar", "o fazer", "o gerenciar” educação a distância. Trata-se de uma publicação direcionada ao avanço de proposições e de revisão conceitual e metodológica em temas  relevantes quanto à gestão dos processos de ensino-aprendizagem em EAD. 

Tem como público-alvo comunidades científicas nacionais e internacionais de universidades, instituições de ensino superior, médio e fundamental, universidades corporativas e demais organizações públicas e/ou privadas que desenvolvam atividades educacionais por meio da EAD. Como público-alvo diretamente envolvido, destaca-se a participação de pesquisadores em educação, cientistas sociais, especialistas em tecnologias da informação e em gestão do conhecimento, pedagogos, coordenadores de cursos em EAD, gestores de recursos humanos de divisões de treinamento e desenvolvimento de pessoas dos setores público e/ou privado, estudantes, sobretudo os de cursos de graduação, extensão e pós-graduação virtuais, bem como grupos de pesquisa envolvidos em procedimentos de inovação científica de processos pedagógicos, gerenciais e tecnológicos voltados para avanços da educação a distância (EAD). 

Os principais objetivos da Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD), periódico da Católica EAD, são: tornar-se referência de conhecimento especializado em EAD no Brasil e transitar em diversos países por meio da rede mundial de computadores; democratizar o acesso à informação sobre EAD como área de reflexão da educação; expandir a leitura e a análise de resultados da investigação científica, sobretudo nos países em que a Católica EAD atua por meio de polos educacionais consolidados – Brasil, Japão, Angola e Estados Unidos; institucionalizar, por meio da Católica EAD, um canal de divulgação de investigações e pesquisas em educação a distância realizadas por núcleos locais e/ou externos associados ao tema; dispor de mecanismo de divulgação, em padrão aceito internacionalmente, para os programas de graduação, pós-graduação e extensão da Católica EAD e de instituições associadas ao processo de ensino-aprendizagem virtual; dinamizar linhas de pesquisa existentes e estimular a criação de novos grupos, valorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em EAD; buscar formas de intercâmbio científico com instituições públicas e privadas listadas no público-alvo dessa proposta.

A Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) tem uma sessão principal de artigos inéditos sobre processos pedagógicos, gerenciais e tecnológicos em educação a distância. Em cada volume, pretende-se a publicação de no mínimo seis artigos com aproximadamente 15 páginas cada, num total de 90 páginas. Há previsão de duas outras sessões: resenhas e resumos. Em cada volume, haverá a apresentação de, no mínimo, duas resenhas inéditas, com cerca de três páginas cada, num total de seis páginas. Na sessão referente à apresentação de resumos de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) sobre a temática de EAD, haverá a publicação de no mínimo três resumos, em um total de quatro páginas. A parte pré-textual da revista deve ter sua elaboração em aproximadamente dez páginas. Assim, a Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) é composta por três sessões (artigos, resenhas, resumos) e  cada volume terá um total aproximado de 110 páginas.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Editores
  • Bernadete Cordeiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Bernadete Cordeiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Editores
  • Bernadete Cordeiro
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos pela revista Aprendizagem em EAD para publicação serão avaliados por pareceristas no tema abordado. Haverá uma revisão anônima por parte de especialistas na área, em caso de pareceres contraditórios. O parecer será elaborado por profissional com formação acadêmica e experiência  compatíveis com o tema do trabalho em análise. A decisão final de publicação é de competência do Conselho Editorial. Os trabalhos submetidos devem ser apresentados em português, conforme modelos especificados pela revista para os artigos, resenhas e resumos. Clique aqui e confira os Modelos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Institucional

Universidade Católica de Brasília

Magnífico Reitor

Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat


Direção da Católica EAD

Prof. Me. Danniel Ferreira Coelho 

 

Coordenação da Católica EAD

Profa. Dra. Viviane Alves

 

Suporte Pedagógico Operacional

Profa. Sheila Borges 

  

Editora-Chefe da Revista Aprendizagem em EAD 

Profa. Dra. Carolina Gonzalez 


Coordenação de Pós-Graduação Católica EAD 

Prof. Me. Gidalti Guedes da Silva