O uso da rede social Facebook como ferramenta em EAD

Autores

Resumo

Este trabalho teve como tema geral a investigação sobre a possibilidade de uso da rede social facebook como ferramenta de aprendizado na modalidade de Educação à distância - EAD. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a possibilidade de uso da rede social “facebook” como ferramenta educativa em EAD e por objetivos específicos discutir sobre a importância da EAD como modalidade de ensino, discutir sobre o uso atual de redes sociais e sua relação com a educação e investigar a relação entre EAD e redes sociais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, feita em sites, artigos e livros, com abordagem qualitativa que buscou novas informações e correlações entre diferentes fontes e diferentes fenômenos. Quanto ao nível de pesquisa foi exploratória e descritiva. Com enfoque na descoberta e na descrição das características de determinado fenômeno estes níveis de pesquisa corresponderam ao que buscamos neste trabalho. Como resultado, através de identificação de artigos sobre redes sociais, facebook e EAD que foram encontrados, percebemos que é possível o uso das redes sociais, especialmente do facebook como ferramenta educativa para educação a distância. É necessário, porém que sejam feitas mais pesquisas sobre o tema para verificar a real efetividade do uso da ferramenta para aprendizagem. As pesquisas encontradas já indicam os benefícios da utilização e a necessidade deste uso frente a era da informação e as novas necessidades tecnológicas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Rocha Farias, Centro Universitário Católica de Quixadá

Doutorando em Filosofia – Universidade do Minho – Portugal. Mestre em Filosofia – UECE. Bacharel em Filosofia – FCF. Licenciado em Filosofia – UCB. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior - FAMA; Especialista em Educação a Distância – UECE. Membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia. Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. Membro fundador do Grupo de Trabalho Edith Stein – ANPOF. Professor do Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA. 

Maria Simone Mendes Nunes, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialização em Educação a Distância - Fundamentos e Ferramentas e Especialização em Gestão Pública, ambas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduação em Letras-Português, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Downloads

Publicado

2019-09-16

Edição

Seção

Artigos