Docência e tecnologia: desafios do professor para se adequar a um mundo cada vez mais virtualizado

Faiara Assis da Rocha, Sandra Mara Bessa, Mercia Helena Sacramento

Resumo


Este trabalho propõe a realização de abordagens que contextualizam o meio educacional, evidenciando o panorama atual de uma instituição educacional privada no Distrito Federal associado ao uso das novas tecnologias, tendo em vista que os discentes estão cada vez mais habituados a um contexto virtualizado. Como apoio para o desenvolvimento deste trabalho, 64 docentes participaram de uma pesquisa, respondendo a um questionário que possibilitou entender o panorama sobre o contexto acadêmico atual, que revelou uma baixa adesão dos docentes quanto ao uso de novas tecnologias em sala de aula. Para alguns professores, suas disciplinas não permitem a inclusão de nenhum meio virtualizado e para outros a mudança da rotina requer um domínio em sala que é adquirido apenas com o tempo de docência. Mesmo com as capacitações que a instituição oferece aos docentes, a aplicabilidade do conhecimento adquirido ainda é baixa. Estar seguro sobre o que será aplicado na rotina pedagógica é fundamental, mas lançar novos desafios é necessário.

Palavras-chave


Tecnologia; Docência; Educação; Virtualização

Texto completo:

PDF