A robótica como um caminho para a interdisciplinaridade

Ivina dos Santos de Matos

Resumo


A robótica é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito educacional, considerando que enfoca no desenvolvimento e na programação de robôs, incorporando conceitos de outras áreas do conhecimento para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Posto isto, o presente artigo apresenta a abordagem da robótica enquanto um caminho possível para a interdisciplinaridade no contexto escolar. O caminho metodológico concretizou-se por meio de pesquisa bibliográfica sobre os aspectos históricos e conceituais relacionados ao tema. O estudo está dividido em quatro partes: a primeira apresenta um breve histórico que perpassa a antiguidade até chegar aos tempos atuais. A segunda explana as conceituações e a relação da robótica com a educação. A terceira aborda o caráter interdisciplinar da robótica e, por fim, a quarta parte apresenta as estratégias docentes para trabalhar a robótica em constante diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Ademais, pela robótica educacional é possível vislumbrar uma perspectiva interdisciplinar para superar o conhecimento abstrato e interagir com outras áreas de conhecimento, que podem convergir para ampliar a visão de mundo, motivar os educandos e, sobretudo, contextualizar a função social da ciência.

Palavras-chave


Robótica educacional; Interdisciplinaridade; Estratégias docentes

Texto completo:

PDF