A Importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior (IES)

Autores

  • Rosângela Linhares Correia UCB
  • José Gonçalo dos Santos UCB

Resumo

O presente estudo versa sobre a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação da educação a distancia, nas instituições de ensino superior. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, seus objetivos específicos consistem em: (a) realizar um resgate histórico da transformação da sociedade até a Era Tecnológica; (b) verificar indicadores que demonstram o crescimento da Educação a Distância (EAD) no ensino superior; e (c) identificar importantes desafios na Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas IES a distância. Dentre os principais resultados, destaca-se que a civilização passou, essencialmente, por três fases: agrícola; industrial; e do conhecimento. A atual Era do Conhecimento está sendo marcado pelo crescimento da oferta de cursos EAD nas IES, bem como pelo maior acesso das pessoas às TICs. No entanto, os principais desafios da Gestão de TIC nas IES estão relacionados a questões ligadas a pessoas; processos; tecnologia; integração e melhoria dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Linhares Correia, UCB

Aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Católica de Brasília Virtual, Pólo Porto Alegre/RS.

José Gonçalo dos Santos, UCB

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC/Brasil. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC/Brasil. Pesquisador dos grupos de pesquisa Gestão de Processos e Sistemas de Apoio a Decisão.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos