Identificação dos aspectos referentes à evasão em cursos de educação à distância nas áreas de Administração e Gestão Financeira

Autores

  • Aexsandro Moura da Silva Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Resumo

O estudo explora os aspectos que levaram estudantes dos cursos de graduação em Administração (bacharelado), Gestão Financeira (tecnólogo) e pós-graduação nível MBA em Finanças e Banking na modalidade de educação à distância (EAD) a evadirem de seus estudos, tendo como objetivo, identificar as circunstâncias que levaram a esse abandono. Utilizou-se a metodologia Survey, aplicando um questionário on-line a 144 estudantes dos cursos mencionados oferecidos por duas instituições de ensino superior (IES) privadas do Estado de São Paulo. Identificaram-se pela percepção de 27% dos respondentes, que as situações mais relevantes para a evasão são os problemas financeiros que desencadeiam queda no desempenho e desmotivação e a falta de disciplina (cultura) dos estudantes em relação à metodologia de EAD. Pode-se relacionar que tais situações são reflexos do cenário sócio-político-econômico atual, bem como, o processo ensino-aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) passa a ser um desafio para as universidades que estão em constante evolução na busca de metodologias ativas educacionais.

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Biografia do Autor

Aexsandro Moura da Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestre em Administração, área de concentração: Organizações Inovadoras pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Especialista em Mercado Financeiro e de Capitais, Graduado em Administração Financeira e Análise em Desenvolvimento de Sistemas. 

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Publicado

2019-09-16

Edição

Seção

Artigos