Identificação dos aspectos referentes à evasão em cursos de educação à distância nas áreas de Administração e Gestão Financeira
Resumo
O estudo explora os aspectos que levaram estudantes dos cursos de graduação em Administração (bacharelado), Gestão Financeira (tecnólogo) e pós-graduação nível MBA em Finanças e Banking na modalidade de educação à distância (EAD) a evadirem de seus estudos, tendo como objetivo, identificar as circunstâncias que levaram a esse abandono. Utilizou-se a metodologia Survey, aplicando um questionário on-line a 144 estudantes dos cursos mencionados oferecidos por duas instituições de ensino superior (IES) privadas do Estado de São Paulo. Identificaram-se pela percepção de 27% dos respondentes, que as situações mais relevantes para a evasão são os problemas financeiros que desencadeiam queda no desempenho e desmotivação e a falta de disciplina (cultura) dos estudantes em relação à metodologia de EAD. Pode-se relacionar que tais situações são reflexos do cenário sócio-político-econômico atual, bem como, o processo ensino-aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) passa a ser um desafio para as universidades que estão em constante evolução na busca de metodologias ativas educacionais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda(m) em ceder os direitos de publicação à Revista Aprendizagem em EAD (RAEaD) e autoriza(m) que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UCB, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista.