Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO 

Histórico

Lançada em 1987 a RBCM nasceu de uma parceria entre o CELAFISCS e a então Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC). Em sintonia com os novos paradigmas da área, que além das fases anteriores do esporte e do “fitness”, alcançava a era da atividade física, vindo daí o nome mais amplo: Movimento. Com essa energia, já no seu segundo volume recebeu reconhecimento oficial e foi indexada no Index Medicus Latino-Americano e o ISSN 0103-1716. Durante sete anos consecutivos foi um importante espaço para divulgação e reflexão da área; com penetração crescente junto à docentes pesquisadores, técnicos e estudantes. Problemas institucionais interromperam a série histórica. Mas o ano de 1999 foi decididamente importante não só pela celebração do Jubileu de Prata do CELAFISCS e pela assinatura do documento oficial que fixava a parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e a Universidade Católica de Brasília para trazer de volta a comunidade científica a Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Esse "Termo de Compromisso" é parte integrante do Convênio de Cooperação Técnica, Intercâmbio Didático e Cultural assinado pelas duas instituições. A Revista Brasileira de Ciência e Movimento é hoje um órgão de divulgação científica oficial do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS e da Universidade Católica de Brasília – UCB. Atualmente a RBCM é publicada trimestralmente em formato bilingüe (português e inglês), com resumos também em espanhol. A RBCM é indexada nas seguintes bases de periódicos científicos: SIBRADID, LILACS.

Missão
A missão da RBCM é disseminar a produção científica nas áreas da atividade física, do exercício e do esporte, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado no âmbito das Ciências da Saúde.

Direitos autorais
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda(m) em ceder os direitos de publicação à Revista Brasileira de Ciência e Movimento e autoriza(m) que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UCB, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista.

Periodicidade
Trimestral.

Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.