Intervenção fisioterapêutica na melhora do equilíbrio em idoso com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática.

Autores

  • Fabieli Pereira Fontes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Lidiane Cristina Correia Bulhões UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Bartolomeu Fagundes De Lima Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Juliana Maria Gazzola UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.10011

Resumo

O presente estudo teve como finalidade analisar as intervenções fisioterapêuticas na melhora do equilíbrio em idosos com Diabetes mellitus tipo 2. Foi realizada uma revisão sistemática dos estudos publicados até junho de 2016 nas bases de dados eletrônicas PubMed, Scielo e Lilacs; nos meses de maio e junho de 2016, usando os seguintes descritores: "Balance", "Elderly", "Diabetes Mellitus type 2" e "Falls" . Foram encontrados 71 artigos. Após a aplicação dos filtros restaram 15 artigos. Na obtenção da amostra, deveriam ser obedecidos critérios de inclusão previamente definidos. Após a análise dos resumos, 5 estudos randomizados controlados foram selecionados para análise dos seus dados. Entre os 5 estudos selecionados, o número da amostra variou de 37 a 71 pacientes, totalizando 250 participantes. A média de idade variou de 57 a 79 anos. Dois artigos utilizaram intervenção incluindo exercícios de marcha e equilíbrio com fortalecimento. Enquanto um utilizou programa de Whole-body vibration (WBV) seguido por exercícios na plataforma vibratória, outro aplicou jogos de vídeo VRE (PlayStation 2; Sony, Tóquio, Japão) e um estudo apresentou intervenção de treino com exercícios aeróbios. As três variáveis mais analisadas nos estudos selecionados foram: equilíbrio, risco de quedas e marcha. Dois estudos avaliaram a força muscular e um a mobilidade articular. Após a análise dos achados desta revisão, conclui-se que os artigos apresentam diferentes intervenções fisioterapêuticas que interferem positivamente no equilíbrio produzindo resultados encorajadores na diminuição do risco de queda em indivíduos com DM2. Estes resultados têm implicações importantes para a prevenção de quedas em pacientes com DM2 em cuidados de atenção primária em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabieli Pereira Fontes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte (2012). Pós graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014).

Lidiane Cristina Correia Bulhões, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar - UnP (2008). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha de pesquisa: Avaliação e Intervenção nos Sistemas Nervoso e Musculoesquelético. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha de pesquisa: Avaliação e Intervenção no Sistema Musculoesquelético. Pós graduada em Terapia Manual pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN (2011); Pós graduada em Ergonomia e Ginástica Laboral pela Faculdades Nordeste -FANOR/CE (2011); Pós graduada em Traumato-Ortopédica e desportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2013).

Bartolomeu Fagundes De Lima Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Fisioterapeuta formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Mestre em Fisioterapia na área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Gerontológica pela UFRN. Aluno de Doutorado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia na área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Neurológica pela UFRN. Aluno de Pós-Graduação lato sensu em Ortopedia e Traumatoloia com ênfase em Terapia Manual pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Professor do curso de Especialização em Gerontoloia da UFRN.

Juliana Maria Gazzola, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Especialização em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001); Aprimoramento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae (2002); Mestrado em Ciências pela UNIFESP (2005), bolsista FAPESP; e Doutorado em Ciências pela UNIFESP (2010), bolsista CAPES. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2010).

Downloads

Publicado

2019-08-24

Edição

Seção

Artigo de Revisão