EFEITOS DOS JOGOS REDUZIDOS SOBRE OS MARCADORES PSICOFISIOLÓGICOS DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO

Autores

  • Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto Faculdade Terra Nordeste - FATENE
  • Antonio Paulo Rodrigues Nobre Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Lucas Camilo Pereira Universidade de Fortaleza -UNIFOR
  • Renêe de Caldas Honorato Faculdade Terra Nordeste - FATENE
  • Samara Karla Anselmo da Silva
  • Daniel Gomes da Silva Machado
  • André Igor Fonteles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus Itapipoca).

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.10106

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o efeito da quantidade de balizas em jogos reduzidos no futsal (JRF’s) sobre a carga interna e resposta afetiva. Participaram do estudo oito atletas adultas de futsal feminino, que treinavam regularmente cinco vezes por semana. Foram analisadas duas sessões de treinamento: 1) JRF1baliza 4 x 4 com uma baliza para cada equipe; 2) JRF3balizas 4 x 4 com três balizas para cada equipe. A ordem dos JRF’s foi escolhida de forma randomizada. Para análise da carga interna utilizou-se a escala CR 0-10 de percepção subjetiva de esforço (PSE) e para a resposta afetiva, utilizou-se a escala de sentimento (feeling scale). Utilizou-se o teste t pareado para análise da resposta psicofisiológica, considerando significativo um valor p < 0,05. Em nossos resultados os valores de PSE foram semelhantes entre os JRF’s (JRF1baliza: 4,5 ± 1,7 vs. JRF3balizas: 4,4 ± 0,7, p > 0,05) da mesma forma para a resposta afetiva (JRF1baliza: 0,2 ± 0,8 vs. JRF3balizas: 0,1 ± 1,0, p > 0,05), adicionalmente observou-se que os valores de PSE fixaram-se em “um pouco difícil” e a resposta afetiva permaneceu positiva durante ambos os JRF’s. Em suma, conclui-se que os JRF1baliza e JRF3balizas obtiveram respostas semelhante nos marcadores psicofisiológicos (PSE e Afeto) em atletas adultas de futsal feminino.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto, Faculdade Terra Nordeste - FATENE

Mestre em Educação Física pela UFRN Pós-Graduado (lato-sensu) em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual Estadual do Ceará - UECE (2014); Pós-Graduado (lato-sensu) em Treinamento Força pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016) e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012); Atualmente é Professor da Faculdade Terra Nordeste (FATENE) do curso de Educação Física e Professor Substituto do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará - UFC; Tutor à Distância do Curso de Educação Física à Distância da UFRN;

Antonio Paulo Rodrigues Nobre, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação : percepção subjetiva de esforço, controle inibitório, jogos reduzidos, intensidade e desempenho. Bolsista CNPQ do período de 2017 - 2018. Possui experiência prática em diversas academias da cidade de Fortaleza, na área do treinamento resistido.

Lucas Camilo Pereira, Universidade de Fortaleza -UNIFOR

Acadêmico em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisar em Psicobiologia do Esporte (GEPEX) e do Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade (CETRATA).

Renêe de Caldas Honorato, Faculdade Terra Nordeste - FATENE

Graduado em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Fisiologia Clínica do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação Física no Programa de pós-graduação em Educação Física da UFRN.

Samara Karla Anselmo da Silva

Concluiu a Graduação (bacharel) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Obteve título de Especialista em Treinamento de Força e Mestrado Acadêmico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016).

Daniel Gomes da Silva Machado

Formado em Educação Física, com Mérito Acadêmico, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela mesma instituição, na linha de pesquisa Avaliação e Prescrição de Atividade Física e Saúde (2015). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL-UEM, na linha de Ajustes e Respostas Fisiológicas e Metabólicas ao Exercício Físico (2018). É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biologia Integrativa do Exercício (GEPEBIEX/UFRN), Grupo de Pesquisa em Psicobiologia da Atividade Física (PsicoFisio/UFRN) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE/UEL). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no curso de Graduação em Educação Física e Professor Pesquisador Externo no Curso de Educação Física à distância (2016) e ministrou/ministra módulos de cursos de especialização lato sensu por diferentes instituições. Atualmente é professor na Faculdade Maurício de Nassau.

André Igor Fonteles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus Itapipoca).

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) [bolsista FAPERN]. É Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Educação Física pela UFRN [bolsista CAPES]. Além disso, é Especialista em Treinamento Desportivo [UECE] e Fisiologia do Exercício [UECE]. É Professor Auxiliar III do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza [UNIFOR]. Professor Substituto do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará [UFC].

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigo Original