MEDIDA DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DO QUESTIONÁRIO ISAQ-A PARA APLICAÇÃO EM UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISES DE REPRODUTIBILIDADE E VALIDADE CONCORRENTE

Autores

  • Thiago Ferreira de Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Gildeene Silva Farias Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Dayana Chaves Franco UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.10478

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar os níveis de reprodutibilidade e validade concorrente das medidas de comportamento sedentário do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos) e a associação entre características sociodemográficas e de vínculo com a universidade com a diferença dos minutos entre questionário e acelerômetro. Trata-se de um estudo transversal, com estudantes universitários de uma instituição do estado de Minas Gerais, Brasil. Para a coleta das informações, utilizou-se o questionário ISAQ-A e acelerômetro. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes e após o uso do acelerômetro. O comportamento sedentário do ISAQ-A medido foram: assistir televisão, usar o computador para estudos e pesquisas acadêmicas, usar o computador no tempo livre e acessar redes sociais, e jogar videogame em qualquer aparelho eletrônico. Para análise estatística utilizou-se a correlação de Spearman (rho) e o gráfico de dispersão de Bland-Altman para estimar correlação e concordância, respectivamente. A regressão múltipla foi utilizada para estimar a associação entre as variáveis exploratórias e a diferença entre o tempo de comportamento sedentário por meio de questionário e o tempo sedentário medido pelo acelerômetro. O nível de significância foi de 5%. Participaram 61 estudantes e observou-se, para a reprodutibilidade, maiores valores de correlações para tempo de computador (rho = 0,72) e videogame (rho = 0,75), com concordância satisfatória para todos os comportamentos de tela. Entretanto, a comparação entre a medida do questionário e o tempo sedentário não apresentou correlações, apenas concordância entre os testes. As mulheres foram associadas as maiores diferenças no relato do comportamento de tela. Observou-se que os níveis de reprodutibilidade do módulo comportamento sedentário do ISAQ-A apresentaram satisfatória reprodutibilidade e concordância razoável em relação à medida direta do comportamento sedentário, sendo que as mulheres subestimaram o tempo de tela via questionário.

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Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Gildeene Silva Farias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Especialista em Dança Educacional pela Faculdade de Ciências Educação, Saúde, Pesquisa e gestão (CENSUPEG), Especialista em Lesão no Esporte e Prescrição do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI),Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2009).

Dayana Chaves Franco, UniCesumar

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017). Mestre em Educação Física, na linha de pesquisa da Epidemiologia da Atividade Física, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019). Professora mediadora do curso de Educação Física EAD da UniCesumar.

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigo Original