OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS

Autores

  • Luis Eugênio Martiny Unijuí
  • Fernando Jaime González Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v18i2.1060

Resumo

Esta investigação teve por finalidade testar a possibilidade de alunos entre 10 e 13 anos aprenderem quatro elementos técnico-táticos individuais diferentes quando ensinados em uma mesma unidade didática (UD). Participaram da investigação inicialmente 14 crianças, entre 10 e 13 anos de idade, de uma turma de iniciação ao handebol de uma escola pública de Ijuí – RS, sendo que cinco cumpriram os critérios à análise de desempenho. A coleta de dados foi realizada através de uma avaliação inicial, antes do início das aulas e uma avaliação final, após o término da UD. Para tornar possível a avaliação do comportamento técnico-tático das crianças, foi utilizada a metodologia de análise de desempenho proposta por MÉNDEZ-GIMÉNEZ (1998). Os resultados da investigação evidenciam uma diferença estatisticamente significante (p <0,05) nos comportamentos técnico-táticos nos quatro sub-papéis analisados do grupo. O estudo permite afirmar que é possível desenvolver quatro conteúdos didáticos diferentes em uma mesma UD. Palavras-chave: unidade didática; método de ensino; tempo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eugênio Martiny, Unijuí

Professor Especialista, discente do curso de pós-graduação (latu-senso) em treinamento dos jogos esportivos pela Unijuí Departamento de Pedagogia, curso de Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí – RS

Fernando Jaime González, Unijuí

Professor Mestre do Departamento de Pedagogia, curso de Educação Física da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí Departamento de Pedagogia, curso de Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí – RS

Downloads

Publicado

2010-11-26

Edição

Seção

Artigo Original