OS EFEITOS DO PROCESSO METODOLÓGICO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO TEMPO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS INDIVIDUAIS
DOI:
https://doi.org/10.18511/rbcm.v18i2.1060Resumo
Esta investigação teve por finalidade testar a possibilidade de alunos entre 10 e 13 anos aprenderem quatro elementos técnico-táticos individuais diferentes quando ensinados em uma mesma unidade didática (UD). Participaram da investigação inicialmente 14 crianças, entre 10 e 13 anos de idade, de uma turma de iniciação ao handebol de uma escola pública de Ijuí – RS, sendo que cinco cumpriram os critérios à análise de desempenho. A coleta de dados foi realizada através de uma avaliação inicial, antes do início das aulas e uma avaliação final, após o término da UD. Para tornar possível a avaliação do comportamento técnico-tático das crianças, foi utilizada a metodologia de análise de desempenho proposta por MÉNDEZ-GIMÉNEZ (1998). Os resultados da investigação evidenciam uma diferença estatisticamente significante (p <0,05) nos comportamentos técnico-táticos nos quatro sub-papéis analisados do grupo. O estudo permite afirmar que é possível desenvolver quatro conteúdos didáticos diferentes em uma mesma UD. Palavras-chave: unidade didática; método de ensino; tempo de aprendizagem.Downloads
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