ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2005-2018)
DOI:
https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.11625Resumo
Pretende revelar os aspectos acerca do Estágio Supervisionado que têm se destacado na produção de conhecimento da área, sobretudo com a repercussão das diretrizes curriculares nacionais para a formação profissional nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. A pesquisa de revisão sistemática considerou os principais periódicos da área, num recorte temporal entre 2005 e 2018. Foram mapeados 30 artigos, dos quais dois tratavam do estágio nos bacharelados, e os demais dos estágios na licenciatura. As temáticas relativas a impressões, preocupações, percepções de estagiários da experiência do estágio e aspectos estruturais, organizacionais, legais e operacionais do estágio são predominantes, sendo 21 artigos a elas dedicados. É crescente o número de publicações, porém, com base no recorte temporal, pode-se considerar reduzido o número de artigos sobre estágio. Destaca-se a parca produção nos bacharelados, o que impede que se possa conhecer e analisar as repercussões das novas diretrizes, os desafios e as preocupações, e como esses cursos vêm se estruturando.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Cada autor deve ler e assinar os documentos
(1) Declaração de Responsabilidade e
(2) Transferência de Direitos Autorais.
Primeiro autor: (nome e endereço)
______________________________
Título do manuscrito:
____________________________________________________________________________________________________________________
Declaração de Responsabilidade – Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade nos termos abaixo:
- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.
- No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.
1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2. Transferência de Direitos Autorais – «Declaro que em caso de aceitação do artigo pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da (UCB/CELAFISCS), vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à RBCM.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________