APRENDIZAGEM DE UMA SEQUÊNCIA DE PASSOS DO SAPATEADO E SEU EFEITO SOBRE A COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Josiane Medina-Papst Universidade Estadual de Londrina
  • Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa Universidade Estadual de Londrina
  • Dalberto Luiz De Santo Universidade Estadual de Londrina
  • Rafaela Zortéa Fernandes Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v29i2.11889

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar o efeito de aulas de sapateado na aprendizagem de uma sequência de passos e na coordenação motora de crianças. Participaram 27 crianças (14 meninos e 13 meninas), com média de idade de 9,07 (± 0,26) anos, estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. As crianças foram avaliadas em relação à estrutura espacial e temporal de uma sequência de passos do sapateado em três momentos (pré-teste, pós-teste e retenção) e em relação a coordenação motora em dois momentos (pré-teste e pós-teste). Realizou-se uma intervenção de seis aulas de sapateado, 2 vezes por semana, em dias alternados, com duração de 50 minutos cada, que ocorreram durante as aulas regulares de Educação Física escolar. Os resultados demonstraram que, após o período de intervenção, as crianças aprenderam a sequência de passos do sapateado, melhorando significativamente a organização espacial e temporal. Ainda, observou-se que, após as aulas de sapateado, as crianças apresentaram ganhos significativos na coordenação motora. Conclui-se que as aulas de sapateado, inseridas no contexto da educação física escolar, foram benéficas para a aprendizagem motora dos passos, além de contribuir no desenvolvimento da coordenação motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Medina-Papst, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Educação Física e Esporte; Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM)

Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Design; Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM)

Dalberto Luiz De Santo, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Educação Física e Esporte; Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM)

Rafaela Zortéa Fernandes Costa, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo; Laboratório de Comportamento Motor (LACOM)

Downloads

Publicado

2022-03-22

Edição

Seção

Artigo Original