ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CAPACIDADES FÍSICAS E HABILIDADES MOTORAS NA DANÇA

Autores

  • Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan UNESP
  • Gisele Maria Schwartz UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v20i1.1237

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar as produções do conhecimento científico acerca do desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras para a prática de dança, geradas pelos grupos de pesquisa em dança no Brasil. O estudo aliou pesquisa bibliográfica e exploratória, desenvolvida por intermédio de consulta à base corrente dos grupos de pesquisa em dança, cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, no período de 2005 a 2011, focalizando a produção de artigos completos publicados em periódicos pelos líderes dos grupos. Os resultados foram analisados descritivamente, por meio da utilização da técnica de análise de conteúdo temático. Os dados evidenciaram que a ocorrência de apenas um grupo na consulta pelo termo “ballet”, sem nenhuma publicação no período abordado e cento e vinte e seis grupos para o termo “dança”, com cento e trinta e três Artigos Completos publicados em periódicos nesse período, os quais contemplam a articulação entre diferentes temáticas, áreas e linhas de pesquisa. Não foram encontrados resultados para a associação dos termos “capacidades físicas e dança”, “capacidades físicas e ballet” e “habilidades motoras e ballet”. Puderam ser evidenciados dois grupos associando os descritores “habilidades motoras e dança”. Houve a prevalência de publicações sobre dança pelos líderes dos grupos na área de pesquisa em Artes, seguida, com menor incidência, de estudos na Educação Física e na Educação. Entretanto, a dança, envolvendo a temática específica desse estudo, mostrou-se pertinente e de interesse para diversificadas áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, especialmente no que tange aos temas do estudo. Torna-se importante o desenvolvimento de outros estudos, no sentido de subsidiar a literatura específica nas áreas de motricidade humana e dança, suprindo lacunas ainda existentes e enriquecendo novas reflexões para o aprimoramento do conhecimento dessa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan, UNESP

Mestre em Ciências da Motricidade. Membro efetivo do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer- Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, UNESP, campus de Rio Claro.

Gisele Maria Schwartz, UNESP

Livre Docente do Departamento de Educação Física e Coordenadora do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer- Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, UNESP, campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2012-03-04

Edição

Seção

Artigo de Revisão