Efeitos do uso de vestes terapêuticas em programas de reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.13082

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) engloba um grupo de desordens do movimento e postura resultantes de uma lesão não progressiva no sistema nervoso. Diversas abordagens fisioterapêuticas vêm sendo propostas para o tratamento de indivíduos com PC, dentre elas o uso de vestes terapêuticas. Sendo assim, a presente revisão teve como objetivo avaliar os efeitos das vestes terapêuticas na reabilitação de crianças com PC, destacando seus benefícios e possíveis limitações. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases SciELO, Lilacs, Pubmed, Science Direct e PEDro, por meio do descritor “Paralisia Cerebral” e das palavras-chave “AdeliSuit”, “PediaSuit”, “TheraSuit”. Após o levantamento bibliográfico, foram selecionados 11 estudos envolvendo crianças com idade entre um e 15 anos, os quais descreveram o uso das vestes terapêuticas AdeliSuit, TheraSuit e PediaSuit. Todos os estudos apresentaram efeitos favoráveis ao uso das vestes para função motora das crianças avaliadas. Também houveram relatos de melhora na funcionalidade, velocidade e qualidade da marcha e equilíbrio. Apenas quatro estudos compararam programas de reabilitação envolvendo vestes terapêuticas e outras abordagens, os quais apresentaram resultados controversos. Os achados demonstraram resultados favoráveis ao uso das vestes terapêuticas em indivíduos com diagnóstico de PC, apesar de poucas evidências quanto a sua superioridade sobre outras abordagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Elias da Silva Severiano, Centro Universitário UNIFACISA

Fisioterapeuta

Lucas Sinesio Santos, Centro Universitário UNIFACISA

Graduando do Curso de Fisioterapia

Emmily Santos Ribeiro, Centro Universitário UNIFACISA

Graduanda do Curso de Fisioterapia

Maria Heloyse Martins de Lima Silva, Centro Universitário UNIFACISA

Graduanda do Curso de Fisioterapia

Gabriela Lopes Gama, Centro Universitário UNIFACISA e Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, com período sanduíche pela University of Maryland in Baltimore, Docente titular do Curso de Fisioterapia e do Curso de Educação Física e Fisioterapeuta do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ)

Downloads

Publicado

2022-04-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão