TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS: IMPACTOS PANDÊMICOS E TENDÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AO USO DE EXERGAMES E PLATAFORMAS DE TREINAMENTO ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.31501/rbcm.v33i1.14159Resumo
O presente estudo investiga o uso de recursos tecnológicos utilizados por profissionais de educação física durante a pandemia do Coronavírus para prescrição, execução e acompanhamento do treinamento de atletas de endurance. Através de pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas, os principais achados foram obtidos por meio da interpretação fenomenológica e o levantamento de dados foi direcionado em relação ao uso de determinados dispositivos e recursos tecnológicos com maior adesão por profissionais de educação física (treinadores) e prescritos aos seus clientes (atletas), onde houve o levantamento estatístico dos recursos tecnológicos e plataformas de treinamento online utilizadas. Para isto, foram entrevistados 10 profissionais de educação física (treinadores de assessorias esportivas especializadas em esportes de endurance na cidade de Brasília/DF) a respeito da adesão e uso de recursos tecnológicos na pré-pandemia, durante e para o pós-pandemia. Incluindo pesquisa multidisciplinar por referencial teórico e por estudos revisionais a fim de relacionar conceitos de jogos, lúdico, gamificação, design thinking e inovação tecnológica, com o intuito de elucidar sobre tecnologias disruptivas na educação física. A pesquisa então demonstra que o contexto que levou treinadores e atletas à uma mudança comportamental, criou oportunidades para alguns e dificuldades para outros profissionais em um cenário que indica algumas mudanças comportamentais relacionadas ao uso de exergames e plataformas de treinamento online.