TREINAMENTO SENSÓRIO-MOTOR COM NINTENDO WII® E DISCO PROPRIOCEPTIVO: EFEITOS SOBRE O EQUILÍBRIO DE MULHERES JOVENS SAUDÁVEIS

Autores

  • Mayara Miranda Dias Braga Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
  • Guilherme S Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gustavo Ricardo Schütz Laboratório de Biomecânica/UFSC; Laboratório de Biomecânica Aquática/UDESC
  • Fábio Sprada de Menezes Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v20i3.3305

Resumo

Diversas estruturas corpóreas estão atuantes no equilíbrio humano e em consequência o controle postural, sendo as principais os olhos, o sistema vestibular e os receptores localizados nas articulações e nos músculos. O estímulo dessas estruturas pode contribuir para a promoção ou recuperação do controle postural. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos do treinamento sensório-motor, utilizando como ferramentas de estímulo o console interativo Nintendo Wii® e o disco proprioceptivo, sobre o equilíbrio de mulheres jovens saudáveis. Participaram desta pesquisa 14 mulheres saudáveis, com média de idade de 20,7 ± 2,6 anos, divididas em dois grupos: um grupo realizou o treinamento utilizando o console interativo Nintendo Wii® e o outro grupo realizou o treinamento utilizando o disco proprioceptivo. Foram realizadas 10 sessões de treinamento, três vezes por semana, com duração de 15 minutos cada sessão de treinamento. Foi avaliado o equilíbrio estático através do Balance Error Scoring System (BESS) e o equilíbrio dinâmico através do Star Excursion Balance Test (SEBT). A partir dos resultados obtidos antes e após o treinamento, ambos os grupos apresentaram aumento do equilíbrio dinâmico após o treinamento, verificado através da melhora no desempenho do SEBT, aumentando seus alcances nas direções póstero-medial e lateral do SEBT (p<0,05). Não foram observadas diferenças entre os grupos quando comparado os resultados finais dos dois grupos (p>0,05). Desta forma, pode-se concluir que o treinamento sensório-motor utilizando o console interativo Nintendo Wii® como ferramenta, pode ser usado para o estímulo do controle postural, mostrando resultados semelhantes ao treinamento com disco proprioceptivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Miranda Dias Braga, Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina(2011). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cinesiologia, Treinamento Funcional, Reabilitação Clínica de Joelho, Estimulação Tegumentar e Método Pilates.

Guilherme S Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Santa Catarina, aluno de mestrado em fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Gustavo Ricardo Schütz, Laboratório de Biomecânica/UFSC; Laboratório de Biomecânica Aquática/UDESC

possui graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2005) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor colaborador do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina de 2008 a 2011. Atualmente é Doutorando em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, orientado pela Prof. Dra. Saray Giovana dos Santos; pesquisador do Laboratorio de Biomecanica/UFSC e Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática/UDESC. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica; Biomecânica Aquática; Natação; Instrumentação; Marcha Humana; Vela.

Fábio Sprada de Menezes, Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina

É fisioterapeuta formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e tem mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor da Faculdade Estácio de Sá de SC. É fisioterapeuta do Centro Catarinense de Reablitação. É Sócio-especialista em Fisioterapia Esportiva pela SONAFE. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica e Desportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, lesões, estudos epidemiológicos, biomecânica e iatismo.

Downloads

Publicado

2012-11-13

Edição

Seção

Artigo Original