ANÁLISE DO IMPACTO DO TREINAMENTO RESISTIDO NO PERFIL LIPÍDICO DE IDOSOS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n1p150-156

Autores

  • Carolina Cavalcante Paula Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goias
  • Raphael Martins Cunha Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goias
  • Andréa Thomazine Tufanin LAFEX

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i1.4045

Resumo

RESUMO:Trata-se de uma revisão sistemática sem metánalise, no qual foram revisados periódicos da base de dados Pubmed. O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto do Treinamento Resistido (TR) na lipemia de idosos. A busca foi restrita aos últimos dez anos (2002-2012). Para a busca foram utilizados os descritores “Resistance training and Low density lipoprotein”, “Resistance training and High Density Lipoprotein”, “Resistance training and lipids” e “Resistance training and dyslipidemia”. De acordo com os descritores, foram encontrados 907 artigos, destes foram selecionados e analisados 7 para o presente estudo. Os dados das pesquisas demonstraram diferentes efeitos do TR na lipemia de idosos como a melhora e não alteração do perfil lipídico. Palavras-chave: Treinamento resistido, lipemia e idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Cavalcante Paula, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goias

Graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (2012).Especializando em Fisiologia do Esporte - Treinamento e Performance e Exercício Físico e Treinamento Esportivo para Grupos Especiais ( Instituto Passo 1- 2014) Experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento resistido, lipemia, ginástica, voleibol, escola e estágio.

Raphael Martins Cunha, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goias

Doutorando em Ciências Médicas: Endocrinologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás - UFG(2010). Especialista em Fisiologia das Atividades Físicas e Grupos Especiais pelo Centro de Estudos de Volta Redonda(RJ), núcleo: Brasília(DF) (2007). Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás - ESEFFEGO/UEG(2006). Participações em eventos Nacionais e Internacionais ligados a área. Atividades Profissionais atuais ligadas a Docência em nível superior (nível: Graduação e Especialização); Coordenação do Laboratório de Fisiologia do Exercício (ESEFFEGO/UEG) e ao Personal Training.

Andréa Thomazine Tufanin, LAFEX

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2002). Possui Mestrado em fase final em Ciências Saúde pela UNIFESP, pesquisadora colaboradora da Reabilitação Pulmonar UNIFESP, Tem experiência Reabilitação Pulmonar, Fisioterapia em Terapia Intensiva, enfermaria e ambulatorial.

Downloads

Publicado

2014-02-03

Edição

Seção

Artigo de Revisão