OS ESTUDOS BIOGRÁFICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES NO BRASIL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p157-165

Autores

  • Christiane Garcia Macedo ufrgs
  • Silvana Vilodre Goellner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i3.4303

Resumo

Este texto discute a contribuição da biografia como fonte para estudos historiográficos em Educação Física e esportes. Parte da premissa de que sua utilização pode evidenciar trajetórias individuais e coletivas que servem não apenas para justificar o passado, mas para interrogá-lo visando aprofundar conhecimentos sobre um tempo que já transcorreu e que conhecemos apenas a partir daquilo que ficou registrado. Apresenta uma breve trajetória da biografia como gênero para defender seu uso como fonte que pode promover a emergência de outras histórias e memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Garcia Macedo, ufrgs

Formada no curso de Licenciatura em Educação Física pela UFG, Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS, e doutoranda na mesma instituição. Professora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO. Atuando com os seguinte temas: dança, história, educação, educação física.

Silvana Vilodre Goellner, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporte da Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e pós-graduação do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) no período 2006-2008. Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo. Compõe a coordenadoria do Núcleo da Rede CEDES na UFRGS. Ex-Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007) e da Revista Movimento. Membro do IASI (International Association of Sport Documentation). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em educação e gênero atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, história do corpo e da educação física e esportes, documentação e informação e memória. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Ensaio