PERFIL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES PROVENIENTES DE DIFERENTES REDES DE ENSINO E CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p77-87

Autores

  • Inaê Angélica Cherobin Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i4.4700

Resumo

Este estudo teve por objetivo comparar os perfis de atividade física de escolares provenientes de diferentes redes de ensino de um grande e um pequeno centro urbano no estado do Rio Grande do Sul. Participaram da amostra 225 pais de crianças de 6 a 10 anos de idade, os quais responderam a um questionário em que foram contempladas questões sobre o tempo livre diário e os locais para as crianças brincarem, o deslocamento para irem à escola, as brincadeiras de motricidade ampla de que mais participavam bem como sua frequência, a participação em atividades físicas organizadas, além do número de horas que as crianças permaneciam, durante a semana e o fim de semana, em tarefas como computador, vídeo game, praticando esportes, brincando com amigos, assistindo televisão e lendo. Para a descrição do perfil de atividade física foi empregada a estatística descritiva e, nas comparações por escolas e por cidades, recorremos à estatística inferencial, adotando o teste Qui-quadrado. Embora, em alguns quesitos, tenhamos constatado que o fato de as crianças pertencerem à determinada rede de ensino (pública ou privada) e/ou residirem em centros urbanos de diferentes portes (Porto Alegre ou Erechim) tenha exercido influência sobre esses perfis, na maioria das respostas, verificamos similaridade entre eles. Assim, podemos concluir que os perfis de atividade física das crianças participantes deste estudo mostraram-se semelhantes.

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Biografia do Autor

Inaê Angélica Cherobin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residente Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - ênfase Saúde da Criança

Míriam Stock Palma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal)

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Publicado

2014-11-21

Edição

Seção

Artigo Original