GÊNERO, SEXUALIDADE E ESPORTE NO CINEMA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p172-181
DOI:
https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i1.4960Resumo
O esporte enquanto manifestação social tem aderido historicamente a diversas influências sociais que propõem formas de compreender o gênero e a sexualidade. Contudo, temos como hipótese que o esporte contemporâneo, largamente mediado pelas imagens, esgarça a compreensão instaurada na modernidade, ampliando tanto sua possibilidade de representação no cinema quanto as compreensões de gênero e sexualidade. Tomamos o cinema como suporte para a essa discussão por considerar sua relação histórica com o esporte, com berço na modernidade. O texto objetiva debater a representação de gênero e sexualidade vinculada ao esporte no cinema contemporâneo, tecendo considerações para compreensão do esporte moderno. Para tanto utiliza a descrição da experiência estética das imagens do esporte a partir análise das obras Beautiful Boxer (2003), Million Dollar Baby (2004), Billy Elliot (2000). As argumentações presentes se dão a partir da apreciação e se darão pela interpretação de imagens que interpela a significação primária ou natural (fato representado e nível expressivo) e a significação secundária ou convencional (atribuição de valor a partir de referência cultural). O texto justifica-se na medida em que contribui com os debates de gênero e sexualidade. Os resultados têm apontado representações que descentram as visões maniqueistas a respeito do gênero e sexualidade nas práticas corporais. Na leitura que se faz a partir das análises, torna-se clara a percepção de novas formas de aderir ao fenômeno esportivo pela valoração de referências sensitivas, lúdicas e de convívio partilhado da experiência corporal. Uma sensibilidade esportiva menos vinculada à lógica agonística e, por isso mesmo, mais devota à auto-gratificação e adesão aos desejos/prazeres.Downloads
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Publicado
2015-03-23
Edição
Seção
Ponto de Vista