COMPARAÇÃO ENTRE A REALIZAÇÃO DA FLEXÃO DE JOELHOS NA MÁQUINA E COM PESO LIVRE: MODELAMENTO BASEADO NA MECÂNICA NEWTONIANA
DOI:
https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.5960Resumo
As características mecânicas das máquinas de musculação oferecem sobrecarga distinta para o sistema muscular daquela definida na coluna de pesos dos aparelhos de musculação. Isto implica que a demanda de força muscular e as cargas articulares podem ser afetadas pela geometria da máquina. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi comparar, por meio de simulação computacional, as forças musculares e articulares durante a realização de exercício de flexão de joelhos em uma máquina de musculação em relação ao observado utilizando pesos livres (e.g. caneleiras). O modelo mecânico de uma máquina flexora de joelho foi definido após medição das estruturas componentes de uma máquina utilizada para a realização do exercício de flexão dos joelhos em decúbito ventral. Este modelo foi adaptado para simular uma máquina para a flexão dos joelhos com resistência mecânica constante e comparado ao exercício utilizando caneleiras fixas aos tornozelos do executante. Equações da mecânica Newtoniana, associadas a um modelo bidimensional do sistema musculo-esquelético do membro inferior, foram utilizadas para a resolução das forças musculares e articulares visando o equilíbrio de torques. Se observou que nenhum dos exercícios de flexão dos joelhos se apresentou ajustado às características anatômicas (e.g. braço de alavanca) dos músculos ísquio-tibias. O exercício utilizando caneleira apresentou os menores valores de força articular e muscular ao longo do arco de movimento. No entanto, o exercício utilizando caneleiras parece ser menos favorável, comparado a máquina flexora, para o ganho de força dos ísquio-tibiais devido a menor demanda total de força muscular durante o arco de flexão dos joelhos.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Cada autor deve ler e assinar os documentos
(1) Declaração de Responsabilidade e
(2) Transferência de Direitos Autorais.
Primeiro autor: (nome e endereço)
______________________________
Título do manuscrito:
____________________________________________________________________________________________________________________
Declaração de Responsabilidade – Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade nos termos abaixo:
- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.
- No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.
1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2. Transferência de Direitos Autorais – «Declaro que em caso de aceitação do artigo pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da (UCB/CELAFISCS), vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à RBCM.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________