ATUAÇÃO DE INSTRUTORES LEIGOS NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS SABERES DOCENTES

Autores

  • Jairo Antonio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • yuri Windson Santos Barroso Universidade Federal de Ouro Preto
  • Glauber César Cruz Custódio Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i3.6381

Resumo

O estudo analisou a atuação de instrutores leigos em academias de ginástica, bem como a aquisição de saberes e competências necessárias a uma intervenção de qualidade, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo. Em um ambiente em que as pessoas buscam de forma precípua a saúde e qualidade de vida, esses instrutores, basicamente com formação no ensino médio, fundamentam sua atuação nas vivências como praticantes de musculação e atividades físicas coletivas, normalmente oferecidas em academias de ginástica. Na busca por saberes específicos ao campo do bacharelado, destaca-se o compartilhamento de experiências com outros instrutores e informações acessadas em diversos sites na internet. Evidenciou-se o desejo e a necessidade por parte desses sujeitos de ingressar no curso de bacharelado em Educação Física.

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Biografia do Autor

Jairo Antonio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto na linha de pesquisa "Instituição escolar, formação e profissão docente". Coordena o Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID-UFV. Coordena o Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG

yuri Windson Santos Barroso, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor graduado em Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Glauber César Cruz Custódio, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor graduado em Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

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Publicado

2016-09-10

Edição

Seção

Artigo Original